Gravidez

As necessidades nutricionais da mulher grávida devem satisfazer uma série de adaptações fisiológicas, metabólicas e bioquímicas, que garantem o crescimento e desenvolvimento do feto e que assegurem as reservas biológicas necessárias ao parto, recuperação pós-parto e amamentação.

Fertilidade

Uma Alimentação Saudável e um estilo de vida ativo são factores determinantes na saúde e como coadjuvante na fertilidade. A avaliação do estado nutricional, tanto da mulher como do homem são indicadores antropométricos para uma composição corporal mais saudável. Um estudo minucioso das analises clinicas permite identificar causas de infertilidade inexplicável ou corrigir défices nutricionais para otimizar a fertilidade. Os factores ambientais podem influenciar o estado fisiológico, bioquímico e hormonal e são na maioria dos casos, quando corrigidos, gatilhos para a fertilidade e consequentemente para uma gravidez viável.

Gravidez

As necessidades nutricionais da mulher grávida devem satisfazer uma série de adaptações fisiológicas, metabólicas e bioquímicas, que garantem o crescimento e desenvolvimento do feto e que assegurem as reservas biológicas necessárias ao parto, recuperação pós-parto e amamentação. Podemos sublinhar que cada trimestre de gravidez é caracterizado individualmente por necessidades nutricionais específicas que vão ao encontro das necessidades específicas do bebé ao longo das 40 semanas. No início da gravidez a avaliação antropométrica e a composição corporal é um indicador que perspectiva como deverá ser a evolução do ganho de peso ponderal e determinação das necessidades nutricionais neste período.

Paralelamente à Alimentação & Nutrição, tem-se verificado muitos benefícios para as grávidas que praticam actividade física. Aquando da actividade física acontece uma série de reacções metabólicas que aumentam a capacidade funcional da placenta, distribuição dos nutrientes e optimização do crescimento fetal. A actividade física traz como vantagens a diminuição do tempo de trabalho de parto e menos complicações obstétricas. Além disso, é vantajoso na prevenção do aumento excessivo de peso durante a gravidez, melhor metabolização da glicose e prevenção da diabetes gestacional.

Pós-Parto & Amamentação

O aleitamento materno tem um efeito protector tanto para a mãe como para o bebê. A qualidade do leite materno e a aceitação dos alimentos na diversificação alimentar da criança estão fortemente relacionados com a alimentação e nutrição da gestante. A amamentação é uma janela de oportunidade que a mulher tem de recuperar para valores antropométricos normais, ou seja, redução da percentagem de massa gorda, ganho aquando da gravidez.

A prática de actividade física tem um papel importante na amamentação, pois promove o aumento da produção de leite, melhor qualidade nutricional do leite e maior duração da amamentação. A atividade física permite um emagrecimento pós-parto mais rápido e saudável, quando equilibrado com a alimentação.

Este website utiliza cookies para assegurar a melhor experiência e melhorar os seus serviços. Saiba mais sobre o uso de cookies.