Nutrição na Gravidez

As necessidades nutricionais da mulher grávida devem satisfazer uma série de adaptações fisiológicas, metabólicas e bioquímicas, que garantem o crescimento e desenvolvimento do feto e que assegurem as reservas biológicas necessárias ao parto, recuperação pós-parto e amamentação. Podemos sublinhar que cada trimestre de gravidez é caracterizado individualmente por necessidades nutricionais específicas que vão ao encontro das necessidades específicas do bebé ao longo das 40 semanas. No início da gravidez a avaliação antropométrica e a composição corporal é um indicador que perspectiva como deverá ser a evolução do ganho de peso ponderal e determinação das necessidades nutricionais neste período.

Paralelamente à Alimentação & Nutrição, tem-se verificado muitos benefícios para as grávidas que praticam actividade física. Aquando da actividade física acontece uma série de reacções metabólicas que aumentam a capacidade funcional da placenta, distribuição dos nutrientes e optimização do crescimento fetal. A actividade física traz como vantagens a diminuição do tempo de trabalho de parto e menos complicações obstétricas. Além disso, é vantajoso na prevenção do aumento excessivo de peso durante a gravidez, melhor metabolização da glicose e prevenção da diabetes gestacional.

Programas

Nutrição para Grávidas Programa Mensal

Descrição: Programa que inclui mulheres grávidas do 1º trimestre, mais especificamente grávidas até ás 6 a 8 semanas, a fim de poder usufruir na consulta de materiais e de indicações ainda no 1º trimestre. Programa de ajuste alimentar e nutricional para o 1º trimestre, ou seja, determinação dos alimentos e nutrientes fundamentais no 1º trimestre. Estudo aprofundado da história clínica da grávida e estudo bioquímico da grávida para prevenção de patologias ou distúrbios nutricionais e fisiológicos durante a gravidez e no pós-parto.

Grávidas com 6 a 8 semanas de gravidez no máximo; grávidas com distúrbios característicos do início da gravidez, grávidas que pretendam um acompanhamento nutricional ao longo da gravidez; grávidas que pretendam não engordar como na gravidez anterior; grávidas recomendadas pela ginecologista/obstetra para acompanhamento na gravidez;  grávidas que conheçam  a minha consulta pelas redes sociais.

Estrutura

  • Avaliação Inicial
  • Resumo de Objectivos
  • Plano Alimentar Personalizado
  • Formulário Checkup Quinzenal
  • Manual de atividade física e alimentação antes e depois do treino
  • Formulário Checkup Global

Nutrição para Grávidas Programa Trimestral

Descrição: Programa que inclui mulheres grávidas do 1º ou 2º ou 3º trimestre. Grávidas que pretendam uma abordagem única sobre o trimestre em que estão, a fim de poder usufruir na consulta de materiais e de indicações sobre o trimestre em causa. Programa de ajuste alimentar e nutricional para o trimestre em causa, ou seja, determinação dos alimentos e nutrientes fundamentais neste trimestre. Caracterização apenas do trimestre em causa em termos alimentares, nutricionais, bioquímicos e fisiológicos. Estudo aprofundado da história clínica da grávida e estudo bioquímico da grávida para prevenção de patologias ou distúrbios nutricionais e fisiológicos durante a gravidez e no pós-parto. A reavaliação deve ser feita antes do trimestre que se vai abordar ou no próprio trimestre.

Grávidas que pretendam uma consulta de acordo com o trimestre em que estão; grávidas com distúrbios característicos do início da gravidez, grávidas que pretendam um acompanhamento nutricional ao longo da gravidez mas só em cada um dos trimestres; grávidas que pretendam não engordar como na gravidez anterior; grávidas recomendadas pela ginecologista/obstetra para acompanhamento na gravidez; grávidas que conheçam  a minha consulta pelas redes sociais.

Estrutura

  • Avaliação Inicial
  • Resumo de Objectivos
  • Plano Alimentar Personalizado
  • Formulário Checkup Quinzenal
  • Manual de atividade física e alimentação antes e depois do treino
  • Formulário Checkup Global

Formulário de Inscrição