O Nutricionista tem um Papel Fulcral na Diabetes

A Diabetes Tipo 1 (DM1) e a Diabetes tipo 2 (DM2) são patologias em que as escolhas alimentares têm um papel fulcral na saúde destes indivíduos. Segundo a Associação Americana da Diabetes, o plano alimentar elaborado pelo nutricionista e o devido cumprimento pelo paciente são um desafio para o sucesso na consulta de nutrição. Neste sentido as esferas de influencia alimentar de uma pessoa com diabetes deve ser tida em consideração, bem como uma aprendizagem sobre esta patologia, assim permite o profissional de saúde e o doente andarem de mãos dadas em prol de minimizar as consequências desta patologia.
Cada vez mais deve ser tido em consideração os índices glicémicos dos alimentos bem como as cargas glicémicas das refeições a fim de promover o controlo metabólico do individuo e a manutenção da hemoglobina glicada (HbA1c).
Assim, na consulta de nutrição, o nutricionista foca a sua intervenção gradualmente com o paciente na contagem dos hidratos de carbono, nas melhores escolhas disponíveis, na distribuição das refeições constituídas por hidratos de carbono e por fim estimula o individuo para escolhas alimentares mais saudáveis em termos de quantidade e qualidade, respeitando os princípios alimentares de uma alimentação Completa, Variada e Equilibrada.