Cuide do Seu Coração!

Em Maio comemora-se o mês do coração como uma tentativa de alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares, que dedica este mês á Saúde do Coração!

Recomenda-se fazer actividade física, 60 minutos, todos os dias, pois fortalece os músculos, melhora a capacidade respiratória, evita acumulação de gordura corporal e deixa o coração mais forte!

Adoptar uma alimentação rica em fibras – consumir 3 a 5 vezes por semana leguminosas, os legumes ou vegetais devem estar sempre presentes ao almoço e jantar, preferir frutas com casca e consumir cereais integrais como a aveia e os pães escuros.

Os ácidos gordos W3 devem ser consumidos diariamente através de alimentos como a chia, a linhaça, as nozes, o azeite, o salmão, o atum, o bacalhau, a sardinha, e o arenque.

Nos casos de necessidades especiais devemos suplementar com omega-3.

É importante realizar mensalmente um avaliação da composição corporal (peso, %massa gorda e % de massa magra, gordura visceral) para monitorização. O perímetro da cintura é um dado de estrema importância: se o valor obtido for superior a 90cm no caso dos homens e superior a 80cm no caso das mulheres já são indicadores de risco de doenças cardiovascular, dislipidémias, diabetes, hipertensão, problemas osteoarticulares, entre outros.