Será que os Corticoides engordam?!

Há uma vasta diversidade de medicamento que têm na sua composição corticóides, e regra geral o consumo crónico desta medicação leva a uma maior tendência de acumulação de gordura corporal.

Os corticóides designam um grupo de hormonas esteróides que são produzidos pelas glândulas das supre renais e levam ao aumento de gordura corporal. Mas percebendo esse mecanismo de actuação, pode-se contrariar este acontecimento.

Quando se toma este tipo de medicação ocorre varias situações: a perda de glutamina porque os corticóides levam a uma excessiva excreção deste nutriente; um aumento do stress oxidativo e da ACTH ao nível do fígado; um aumento na síntese de uma hormona chamada de glicocorticoide – processo fisiológico que tende aumentar o tecido adiposo.

Assim, se enquadrar bons hábitos alimentares, comportamentos alimentares fisiologicamente adequados, uma alimentação rica em probióticos, um ajuste com suplementação e praticar atividade física intensa e regularmente, contribui para uma menor tendência de acumulação de gordura corporal.