Personalidade nos Hábitos e Comportamentos Alimentares!

Acredita que a PERSONALIDADE influencia nos Hábitos e Comportamentos Alimentares?

Este símbolo representa o Eneagrama – é um método poderoso de Identificação da Personalidade.
Nas minhas consultas utilizo-o, para personalizar ainda mais a abordagem aos meus pacientes, e eles sentirem que estão a ser compreendidos nos seus comportamentos alimentares e juntos conseguimos resultados fantásticos! Por exemplo, uma determinada personalidade, prefere um plano alimentar com uma grande variedade de alimentos enquanto outra prefere um plano alimentar muito mais objectivo com poucas alternativas alimentares!

A Inteligência Emocional é característica das personalidades 2, 3 e 4. São indivíduos que se preocupam como os outros o vêem. O tipo 2 – a comida é como uma troca por algo que está em falta, porém cria uma relação emocional com o nutricionista para o reconhecimento. O tipo 3 – é importante ter objectivos bem traçados para a consulta seguinte e a valorização dos resultados mantem a adesão ao plano alimentar. O tipo 4 – prefere planos alimentares únicos e especiais e procura um nutricionista diferente de todos os outros, com quem se identifique.

A Inteligência Instintiva é característica das personalidades 8, 9 e 1. São indivíduos que gostam de acção e autonomia. O Tipo 8 – valoriza resultados impactantes e desafios que possa controlar. Valoriza a autoridade e frontalidade por parte do nutricionista. Quando sente que escolhe o plano alimentar á sua medida, cumpre-o á risca. O Tipo 9 – tem dificuldade em confrontar nas escolhas alimentares quando está em grupo. É importante o vínculo com o nutricionista de modo a que o plano alimentar tenha alterações a longo prazo mas sustentáveis. O Tipo 1 – gosta de planos alimentares com regras e condutas, sendo por isso um bom aliado no cumprimento da dieta. Prefere um nutricionista que tenha respostas sustentadas no conhecimento científico.

A Inteligência Mental é característica das personalidades 5, 6 e 7. São indivíduos com especial capacidade de antecipar cenários e de fazer planeamento, tudo por uma questão de segurança.

O tipo 5 – já tem muita informação sobre alimentação e vão á consulta de nutrição para validar se os seus conhecimentos sobre os hábitos alimentares estão a ser correctos. O tipo 6 – questiona muito sobre as questões sugeridas pelo nutricionista, por isso é importante garantir segurança e profissionalismo sobre alimentação e nutrição na elaboração do seu plano alimentar.
O tipo 7 – prefere planos alimentares diversificados e com varias opções. Tem de sentir que o processo de emagrecimento é algo que é dinâmico e sem sentimento de dor ou privação.