Evolução Ponderal da Grávida…

É sempre importante realizar a avaliação da composição corporal antes de engravidar, para perceber qual o Índice de Massa Corporal (IMC).

O IMC é um cálculo básico que apenas relaciona o peso por metro (altura) ao quadrado. Determinado o IMC vamos equacionar qual deverá ser a margem de peso que poderá aumentar ao longo de toda a gravidez, ou seja, determinar a quantidade de peso pode ser ganho em cada um dos trimestres.

Este peso normal e fisiológico, que a grávida ganha, deve apenas reflectir o peso do crescimento do bebe ao longo dos trimestres, mais todas as estruturas anatómicas que se desenvolvem para uma gravidez saudável! A avaliação ponderal ao longo da gravidez tem como objectivo preservar a saúde do mãe e do bebe.

Paralelamente ao IMC deve ser realizado um estudo da relação entre a percentagem de massa gorda e de massa muscular ao longo da gravidez, para monitorização da composição corporal.

Além disso, deve-se sempre incentivar para que as mulheres engravidem com um peso adequado, tenham hábitos e comportamentos alimentares saudáveis e adoptem um estilo de vida regular e activo.