Alimentação entre os 8 e os 11 meses!

Aos 8 meses nas refeições principais, o bebe pode iniciar consumo de peixe, na mesma dose já recomendada para a carne, cerca de 10-15g. Ter atenção a começar por peixes como a pescada, abrótea e bacalhau, Poder-se-á adicionar arroz ou massa à sopa e a sua textura deverá ser progressivamente menos homogénea e aos pedaços para estimular a mastigação e que a criança coma com as mãos.

A partir dos 9 meses pode-se introduzir na sopa ou no prato a gema progressiva e lentamente (1/2 gema/refeição/semana durante 2-3 semanas seguida de 1 gema/refeição e não exceder 2-3 gemas por semana. Ao lanche o iogurte é uma boa alternativa ao leite ou à papa. Deve ser natural, sem aromas nem quaisquer aditivos de açúcar (adocicados) ou de natas (cremoso).

Entre os 9 e 11 meses passar a oferecer a carne e o peixe noutro recipiente, acompanhado por arroz branco ou massa e legumes. Uma das refeições deve fornecer as leguminosas, feijão, grão, lentilhas, favas, ervilhas, que são uma fonte de proteína vegetal, ricas em minerais e fibra. Optar sempre por demolhar as leguminosas e inicialmente fornecer 1 colher de sopa de grãos mas sem a casca e só depois com a casca. Introduzir a clara do ovo e o salmão numa quantidade máxima de 15g.

Deixe uma resposta