Valorizar a fase Pré-diabética… evita a Diabetes!

Não valorizar a fase pré-diabética, não é significado que não se corre risco de saúde. É considerado pré-diabético quando os valores das glicemias em jejum são entre 100 e 110mg/dl. É já diabético quando se avalia a glicose em jejum e os valores são de 126mg/dl. Outro parâmetro muito importante é avaliar a hemoglobina glicada (média da glicose no sangue nos últimos 3 meses) e deverá estar entre 5,7% e 6,5%.

Estes parâmetros são de valorizar para evitar a diabetes e um risco aumentado de doenças vasculares (AVC), coronárias (enfarte) e vasculares periféricas (problemas circulatórios). Os valores da tensão arterial alta e do colesterol elevado também influenciam o risco de doenças vasculares.

Para evitar esses riscos é necessário um estilo de vida activo e diariamente fazer consumos alimentares saudáveis e com uma nutrição funcional de protecção da saúde em geral. A medicação numa primeira fase pode ser benéfica para controlar as glicemias, mas no futuro uma alimentação bem adaptada ao individuo em conjunto com a actividade física regular prescinde a medicação.

Deixe uma resposta