Para quem pratica Triatlo – dicas!

Para os Triatletas os hidratos de carbono, são o principal combustível, para estes exercícios exaustivos e prolongados.

A depleção das reservas de glicogénio muscular e a diminuição dos níveis de glicose no sangue, estão fortemente relacionadas com a redução na performance do atleta, bem como na fadiga durante as provas de longa duração.

Para atletas que treinam todos os dias, o consumo diário de hidratos de carbono deve rondar as 8 a 10 g por kg de peso por dia, ou seja, cerca de 60% do valor total da ingestão calórica.

Estas necessidades requerem refeições volumosas, contudo, se o atleta realizar um adequado fraccionamento das refeições ao longo do dia, minimiza possíveis distúrbios, como por exemplo, a distensão abdominal.

Os hidratos de carbono de absorção lenta devem ser preferidos ao longo do dia, contudo hidratos de carbono com Índices Glicémicos mais elevados, podem ser uma estratégia para atingir na totalidade os aportes deste macronutriente, no balanço da ingestão calórica diária.

A Fibra Dietética é muito importante na alimentação do atleta, contudo deverá ser consumida adequadamente, a fim de evitar distúrbios intestinais. Alimentos ricos em fibras provocam rapidamente uma sensação de saciedade, o que pode levar a uma diminuição no aporte de energia e de hidratos de carbono na refeição.

Segundo American College of Sports Medicine, as recomendações para os atletas é de 5 ou mais porções de frutas e legumes por dia, a fim de satisfazer as necessidades nutricionais em nutrientes adequadamente.

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