Folar da Páscoa

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo sem fermento; 10g de fermento de padeiro; Leite magro q.b.; 200g de açúcar; 1g de sal; 1 colher de café de canela; 1 colher de café de erva-doce; Raspa de 1 limão; 8 ovos.

Confecção:

Colocar a farinha numa taça e abrir um buraco no centro; Colocar o fermento no meio e adicionar um pouco de leite para o desfazer; Deixar repousar um pouco; Juntar os restantes ingredientes secos e 5 ovos e amassar tudo; Se a massa estiver muito dura ou seca juntar um pouco de leite até esta ficar no ponto desejado; Tender a massa no formato desejado (ex: em formato redondo ou em trança) e colocar os restantes ovos pré-cozidos por cima a enfeitar; Os ovos podem ser presos por rolinhos de massa dispostos em cruz por cima dos mesmos; Deixar levedar, coberto e em local escuro; Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 15 a 20 minutos.

As especiarias usadas nesta receita e a raspa de limão contribuem para um sabor mais doce do folar, pelo que a quantidade de açúcar a usar pode ser reduzida.

Este folar dá para 15 pessoas.

Valor nutricional (por pessoa): Energia: 328,9Kcal Lípidos: 3,9g Hidratos de Carbono: 62,9g Fibra: 2,0g Proteínas: 9,3g Sal: 0,2g.

Deixe uma resposta