Nutrição e Alimentação em cada um dos Trimestres de Gravidez

O 1º Trimestre de Gravidez vai até às 16 semanas. O ganho de peso é mínimo – entre 1,5kg e 2Kg. O mais importante nesta fase é o aporte nutricional. A alimentação neste período deve ser reforçada com alimentos ricos em Ferro (Brócolos). Ácido fólico (Beterraba). Magnésio (Abacate). Zinco (Feijão). Potássio (Beringela). Gorduras W3, W6 e W9., Vitaminas E e C e Antioxidantes.

O 2º Trimestre de Gravidez vai das 20 ás 31 semanas de gestação. O ganho de peso normal vai até aos 3Kg. Nesta fase, á suplementação de ferro, iodo, e magnésio deverá ser acrescentado o cálcio. É neste período que é necessário acrescentar mais cálcio na alimentação para suportar as necessidades do desenvolvimento ósseo do bebe e não absorver as reservas de cálcio da gestante. Alimentos ricos em cálcio (Couve portuguesa. As vitaminas importantes neste período (Vit.B3, Vit.B5, Vit.B6 e Vit.B12) são fornecidas pela carne, peixe, arroz integral, nozes e grão-de-bico.

O 3º e último Trimestre de Gravidez inicia-se às 32 semanas de gestação. O ganho de peso normal vai até aos 6Kg. Nesta fase, mantendo a suplementação de ferro, iodo, e magnésio deverá ser aumentada a quantidade de cálcio. É neste período que é necessário acrescentar ainda mais o cálcio na alimentação para suportar as necessidades do desenvolvimento ósseo do bebe e não absorver as reservas de cálcio da gestante. As vitaminas importantes neste período (Vit.B2, Vit. C, Vit.K, Vit.A e Vit.D). Os minerais a reforçar na alimentação: o fósforo, o selénio, o potássio e o zinco.

Em cada garfada, você determina a sua saúde e as necessidades do seu bebe!

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