As Leguminosas que Promovem Saúde!

Segundo a roda dos alimentos o grupo das leguminosas, é constituído pelos seguintes alimentos (grão-de-bico, lentilhas, favas, ervilhas, feijão vermelho, feijão branco, feijão de soja, feijão Azuki, feijão mungo, feijão frade, feijão preto, etc, etc).

As recomendações diárias destes alimentos são de 1 a 2 vezes por dia, numa quantidade aproximadamente de 25g. As crianças de 1 a 3 anos devem consumir 1 vez por dia e a população mais activa 2 vezes por dia. A restante população deve-se orientar pelos valores intermédios que poderão rondar as 4 vezes por semana.

Considera-se leguminosas os grão que permanecem no solo até ao fim do ciclo da planta. Estes alimentos antes de serem confeccionados necessitam de ficar em água a demolhar, para repor a água perdida durante o processo de maturação.

As leguminosas possuem como características nutricionais, proteínas de origem animal, hidratos de carbono, fibras, vitaminas e minerais de alto valor biológico e riqueza nutricional.

Como vantagens gerais, regulam o trânsito intestinal, controlam os níveis de colesterol, regulam as glicemias, promovem o emagrecimento, retardam o envelhecimento, protegem contra o cancro, não possuem glúten e não possuem gordura.

Deixe uma resposta