Açucar… Qual o melhor?

Os açúcares são diferentes conforme o impacto que provocam no organismo. A lactose ou a frutose, são açúcares de alimentos, como o leite e a fruta respectivamente. Apesar destes açúcares serem os mais saudáveis porque estão estarem ligados a outros nutrientes presentes nos alimentos, devemos sempre acompanha-los, por exemplo, o leite ou a fruta com cereais integrais (aveia) ou pão escuro, para diminuir a subida dos níveis de açúcar no sangue, ou seja, a rapidez de absorção. Contudo, existem os açúcares de adição, que apesar de apresentarem diferenças em termos de vitaminas e minerais, e no processo de refinação, devem ser consumidos com muita moderação.

Açúcar Branco – é um açúcar puro de cana, que sofre refinação e perda de vitaminas e minerais.

Açúcar de pasteleiro (em pó) – tem a mesma composição do açúcar refinado comum, mas passa por um processo de moagem, em que fica ainda mais fino e em que lhe é adicionado anti aglomerante, como o amido de milho.

Açúcar Light – resulta da combinação do açúcar refinado com a sucralose que é um adoçante, com maior poder adoçante que o açúcar.

Açúcar amarelo – é parcialmente refinado e apresenta maior teor de humidade, porque o melaço não é totalmente eliminado, e confere-lhe a cor dourada.

Açúcar mascavado – é feito a partir da cana-de-açúcar. Não é sujeito a refinamento, há preservação das vitaminas, minerais e não é aditivado.

Açúcar biológico – o seu cultivo (da cana) é realizado sem recurso a fertilizantes químicos e utiliza processos protectores do meio ambiente. Apresenta características nutricionais similares às do açúcar mascavado.

Açúcar Demerara – é obtido por um processo mais simples de refinação do açúcar. A sua cor é o resultado da adição de xaropes no processo de fabrico. Mantém  alguns minerais da cana, mas não tanto como o mascavado.

Xarope – Consiste na combinação de sacarose com água. Pode ter adição de aromas e cor.

Frutose – é um  açúcar natural, presente em frutas, milho e leguminosas. Adoça mais do que os restantes açúcares, pelo que se pode usar em menor quantidade. Contudo estudos científicos referem que uso a frutose em adoçante eleva os níveis de triglicéridos e colesterol no sangue.

Açúcar de coco – é produzido a partir do líquido das flores da árvore de coco. Não é sujeito a processos de refinamento como o açúcar branco.

Deixe uma resposta