Proteína – para que serve?

A proteína é um dos três macronutrientes mais importante da nossa alimentação. A ingestão de proteína vai desempenhar funções na estrutura do nosso organismo – é construtora dos tecidos; permite que ocorra continuamente renovação dos nossos tecidos; tem um papel determinante no sistema imunitário, na produção hormonal e fornece energia ao corpo.

É muito importante não perder massa muscular e isso acontece quando os indivíduos diminuem muito a ingestão de hidratos de carbono, ou seja, batata-doce, aveia, esparguete – hidratos de carbono complexos, que favorecem a manutenção da massa muscular no corpo. Se não houver hidratos de carbono nos tecidos que são dependentes da glicose, fisiologicamente o organismo degrada massa muscular para obter essa energia, o que provoca perda de peso á custa da massa muscular…. E isso não é certo!

Não é só nos alimentos de origem animal que se obtém proteína mas também em alimentos de origem vegetal. Ás refeições é importante e nutricionalmente funcional, adicionar proteínas tanto de origem animal (carne, peixe, ovos) como de origem vegetal (feijão, grão, soja), para efectivamente ocorrer aumento da massa muscular e síntese proteica.

Além disso. existem combinações entre alimentos de origem vegetal que promovem o aumento de aminoácidos essenciais e de alto valor biológico para aumentar a massa muscular. Assim temos: arroz com feijão ou com lentilhas; cogumelos com brócolos; quinoa com milho; arroz com legumes; pão escuro com manteiga de amendoim, etc.

Em suma o Aumento da Massa Muscular é através de hábitos alimentares saudáveis para não degradar massa muscular; ter comportamentos alimentares de preservação da massa muscular; combinar certos alimentos para promover a recuperação da massa muscular depois do treino; consumir alimentos que ajudam no aumento da massa muscular durante o dia.

Deixe uma resposta