Higiene e Segurança Alimentar

Desde a selecção das matérias-primas ao consumidor final é muito importante que toda esta cascata de procedimentos respeitem regras de salubridade e tenham em conta a protecção da saúde das populações, ou seja, é um trabalho de saúde pública.

Partimos de um pressuposto que às cozinhas industriais são fornecidas Ementas minuciosamente elaboradas por Nutricionistas, que têm em conta o valor nutricional das refeições que são servidas.

Por outro lado, é importante que o pessoal de cozinha seja sensível e formado em termos de Higiene e Segurança Alimentar a fim de produzir alimentos seguros para a população, o que irá complementar com o valor nutricional do menu estipulado.

Todo o sistema de HACCP deve ser cumprido e a reciclagem de informação deve ser uma constante. Boas condições de trabalho, ou seja, o bem-estar do trabalhador são sem duvido um alicerce para que tudo isso funcione como perspectivado.

É muito importante o papel do nutricionista para assegurar a promoção e protecção da saúde das pessoas. A partilha de informação com o staf de cozinha é sem duvida um trabalho de enriquecimento pessoal e profissional, para uma classe trabalhadora tão importante para evitar doenças nas pessoas que consomem estas refeições.

A elaboração da Rotulagem é muito importante tanto para o produtor como para o consumidor. Deve ser cuidadosamente elaborada por peritos qualificados que descrevem todos os ingredientes dos produto final, bem como fornecem a garantia de rastreabilidade do produto á origem dos seus ingredientes. O valor nutricional e as mensões especificas, são a base de interesse ao consumir de modo a seleccionar o produto alimentar mais adequado as suas necessidades.

Por outro lado o Nutricionista tem uma capacidade de gestão que permite evitar desperdícios alimentares e promover uma sustentabilidade alimentar e gestão alimentar, altamente impactante nos tempos que correm.

Noutra perspectiva, o Nutricionista afecto a uma instituição que contrata uma empresa fornecedora de refeições, permite o cumprimento do estipulado no caderno de encargos aprovado.

 

Deixe uma resposta