O desenvolvimento sexual inicia-se na adolescência e dá mais dores de cabeça às meninas do que aos meninos. A menarca, que é a primeira menstruação, tem uma idade média de aparecer aos 13 ou 14 anos. Pode ocorrer aparecer ao 9 ou 10 anos ou o ciclo menstrual não ser regular ou as meninas terem dores menstruais horríveis, que as impede de irem para a escola.

A ida ao ginecologista passa, muitas vezes por uma abordagem de apenas recomendar uma pilula e as dores que referem não são de todo, valorizadas. Uma cuidada abordagem ginecológica no início da puberdade, principalmente às meninas é algo promotor de saúde e preventivo de que algo no futuro possa não correr tão bem.

 O óvulo está pronto para ser fecundado, 85 dias antes, quando se inicia o seu desenvolvimento e crescimento, e isso significa que são 3 ciclos menstruais ou quase 3 meses. O ciclo menstrual inicia-se com o 1º dia da menstruação e termina normalmente aos 28 dias, e a contagem dos ciclos faz-se entre o 1º dia de uma menstruação e o 1º dia da menstruação seguinte.

A ovulação é percebida pelo aumento da produção de muco pela mulher e é nesse momento que o casal deve se dedicar mais a ter relações sexuais, desde os sete dias antes da ovulação até aos dois dias depois da ovulação.

Uma situação a ter muito em conta, é que no ato sexual a produção de muco, por parte da mulher, serve como uma escada que permite que os espermatozoides subam até às trompas de Falópio e fiquem nesta zona adormecidos, durante 7 dias, até conseguirem se encontrar com o óvulo para poder ocorrer a implantação no útero.

Muitas vezes a disbiose vaginal, alteração nas bactérias vaginais e que pode ser assintomática, cria um ambiente hostil para a sobrevivência dos espermatozoides e a fecunda não acontece ou temos um positivo não viável.

O organismo humano é muito complexo, por isso existem casais que têm maior facilidade em engravidar do que outro, mas de qualquer maneira a base de reprodução é a mesma, mas cada casal deve ser observado pelas suas características únicas e especificas para pormenorizar as necessidades que sejam fulcrais para conseguirem o seu positivo.

Deixe uma resposta