Consultas de Nutrição & Coaching

A diferenciação nestas consultas passa pela identificação de estratégias de motivação, bem como na transformação de comportamentos nas diversas áreas envolventes da alimentação. A conexão entre a Nutrição e o Coaching veio responder com impacto, ao que comumente os pacientes e pessoas em geral dizem: “eu sei como se faz…”; “já fiz muitas dietas, mas depois aumentei novamente de peso…”. Estes insucessos e comportamentos alimentares, impede-nos de atingir os objectivos para os quais nos propomos. Certamente, não podemos querer resultados diferentes quando mantemos os mesmos comportamentos.

O Coaching é um processo que facilita a capacidade de crescimento de cada individuo, numa análise de comportamentos conscientes ou inconscientes que se pretendem modificar. As novas acções a tomar tornam-se mais conscientes e focadas nas mudanças e transformações para obtenção de novos resultados. Esta metodologia permite a identificação de problemas, as suas origens e o modo como superá-los, permitindo um crescimento na aprendizagem de si próprio e a superar-se. Assim temos a identificação e estratégias de motivação, bem como a transformação de comportamentos nas diversas áreas envolventes da alimentação. É essencial um desenvolvimento da inteligência emocional, para que cada individuo, possua capacidades para lidar com as suas emoções e esperar pelos resultados pretendidos. A relação emocional com a comida é um exemplo.

As consultas de nutrição tornaram-se muito mais impactantes quando se utiliza o Eneagrama – ferramenta poderosa de identificação de 9 tipos de personalidade. Este sistema descreve padrões de pensamento e acções distintos, para o auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal, tornando as consultas de nutrição mais eficazes na adopção de melhores comportamentos alimentares e estilos de vida. Com a identificação da personalidade com o eneagrama é direccionada uma abordagem nutricional personalizada a cada um dos 9 tipos. A ingestão alimentar varia de acordo como a nossa personalidade, ou seja, o que muda nos nossos comportamentos numa situação de grande pressão interna ou de grande tranquilidade interna. A relação emocional com a comida é um exemplo.

A entrevista, utilizando o Eneagrama como ferramenta, serve para determinar 3 ou 4 tipos possíveis de personalidade com que o individuo mais se identifique, num universo de 9 personalidades. Cada personalidade tem um número e uma denominação, contudo não há qualquer tipo de hierarquia entre as mesmas. As personalidades estão agrupadas segundo a motivação base, pelo que as podemos dividir em instintivos, emocionais e mentais. De acordo com a motivação base e num plano mais profundo, compreender qual o seu tipo de personalidade e os seus pontos de progressão e de regressão, permite determinar estratégias para que a personalidade não boicote os objectivos a que cada um se propõe. Com o foco no tipo de personalidade são determinadas orientações específicas em termos de mudanças e transformação de comportamentos alimentares e de estilos de vida.