Elaboração de Ementas

Os refeitórios são os locais por excelência para promover a Educação Alimentar, tanto em escolas como em empresas. A qualidade e a quantidade dos alimentos têm um impacto enorme na saúde e bem-estar dos indivíduos. Uma Alimentação Saudável é um factor determinante para ganhos em saúde.

A elaboração das ementas deve ter em consideração a população, sejam jardim-de-infância, escolas, empresas ou lares de idosos, a fim de ir ao encontro das necessidades nutricionais dos consumidores.

As ementas devem respeitar a selecção de alimentos, de acordo com o valor nutricional, ou seja, não existem maus alimentos, mas há sem dúvida alimentos que pelas suas características nutricionais, não devem ser de livre acesso num local educador e promotor de saúde como os locais onde estão inseridos os refeitórios.

A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Educação elaboraram documentação específica para promover a alimentação saudável nos refeitórios, limitar e indisponibilizar o consumo de géneros alimentícios desadequados.

O trabalho desenvolvido pelo profissional de saúde – Nutricionista – na elaboração das ementas abrange muito mais que apenas um mapa de pratos colocados alternadamente entre carne ou peixe. Deve respeitar uma serie de parâmetros que passam por combinar os alimentos do ponto de vista nutricional, determinar as capitações para cada componente alimentar e uma abordagem sobre os métodos de confecção.

Deixe uma resposta