Consultas de Nutrição Crianças

Os bons hábitos alimentares da mãe adquiridos mesmo antes da gravidez e ao longo da mesma, vão ser incutidos na criança que inicia a sua descoberta pelo mundo dos alimentos. É importante ter em conta a sequência dos alimentos a serem introduzidos bem como a sua qualidade e quantidade. Estudos indicam que nas primeiras refeições sólidas as crianças aceitam melhor os alimentos que faziam parte da alimentação da mãe.

Desde cedo é importante que a criança tenha bons hábitos alimentares para não se deixar influenciar pela indústria alimentar, ou seja, como os brindes dos heróis dos desenhos animados, nos cereais de pequeno-almoço, carregados de açúcar e de sal, que se tornam viciantes. A droga infantil que é fornecida pelos pais dos tempos modernos chama-se açúcar.

Podemos eventualmente considerar o açúcar como uma dependência, se virmos pela perspectiva que o consumo de doces activa no cérebro um mecanismo de recompensa quando ingerido e uma necessidade de querer sempre mais. Por outro lado, o açúcar vai aumentar a adrenalina, ou seja, hiperactividade, défice de atenção e irritabilidade.