Consultas de Nutrição Sénior

Nas últimas décadas tem havido um aumento da longevidade, e em Portugal, segundo dados da Direção Geral de saúde, cerca de 19% da população tem 65 ou mais anos de idade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o envelhecimento activo é um processo de optimização no sentido de aumentar a qualidade de vida durante o envelhecimento. As 3 vertentes principais assentam na autonomia, na aprendizagem ao longo da vida e manter-se activo física e psicologicamente.

É importante a avaliação do estado nutricional para a manutenção de todas as funções do organismo. Ajuda a detectar desvios da normalidade ponderal a fim de prevenir situações de doença, bem como coadjuvante na saúde.

A alimentação saudável, equilibrada e variada é um pilar de monitorização do estado nutricional, prevenindo a desnutrição e o desenvolvimento de doenças. Além disso é necessário incentivar o consumo de água e de alimentos ricos em cálcio, vitamina D e vitamina B12, a fim de evitar as principais deficiências hídricas e nutricionais.

A actividade física é de extrema importância para aumentar o tónus muscular, sentir-se mais saudável e com mais energia. Estas actividades devem ser adequadas a cada individuo e devidamente acompanhadas para que se sinta feliz neste momento de lazer. Assim, as necessidades nutricionais são mais elevadas e é fácil atingir um plano alimentar completo.