Consultas de Nutrição Grávidas

Nutrição Pré-gestacional

Uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo são factores determinantes na saúde e fertilidade. O estudo do estado nutricional antes da gravidez é indicador de como se irá desenrolar toda a gravidez e orientador para as necessidades nutricionais neste período.

Nutrição e Alimentação na Gravidez

As necessidades nutricionais da mulher grávida devem satisfazer uma série de adaptações fisiológicas que garantem o crescimento e desenvolvimento do feto e assegurem as reservas biológicas necessárias ao parto, recuperação pós-parto e amamentação. Podemos sublinhar que cada trimestre de gravidez é caracterizado individualmente por necessidades nutricionais específicas que vão ao encontro das necessidades específicas do bebé ao longo dos 9 meses.

Actividade Física na Gravidez

Tem-se verificado muitos benefícios para as grávidas que praticam actividade física. Aquando da actividade física acontece uma série de reacções de equilíbrio que aumentam a capacidade funcional da placenta, distribuição dos nutrientes e optimização do crescimento fetal. A actividade física trás como vantagens a diminuição do tempo de trabalho de parto e menos complicações obstétricas. Além disso, é vantajoso para uma prevenção do aumento de peso durante a gravidez, manutenção da postura corporal e prevenção da intolerância á glicose ou diabetes gestacional.

Nutrição na Amamentação

O aleitamento materno tem um efeito protector tanto para a mãe como para o bebe. A qualidade do leite materno e a aceitação dos alimentos na diversificação alimentar da criança estão fortemente relacionados. Esta é a janela de oportunidade que a mulher tem para recuperar os valores antropométricos normais, possíveis desvios do peso e da massa gorda, aquando da gravidez, deverá ter especial atenção. A prática de actividade física tem um papel importante na amamentação, pois promove a duração da amamentação.