Consultas de Nutrição Desportistas

Segundo a Direcção geral de Saúde, a Actividade Física adequada e o Desporto constituem um pilar para um estilo de vida saudável, em conjunto com uma alimentação saudável, trazendo benéficos físicos e psicológicos para toda a população de todas as idades, incluindo indivíduos com incapacidades.

É uma chave para o controlo do peso, para a redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, de alguns cancros e da diabetes tipo 2. O exercício físico regular induz uma melhoria no metabolismo da glicose, na redução de gordura corporal, diminuição da tensão arterial, fortalece o sistema músculo-esquelético e a redução nos riscos de sintomas de depressão.

Nas crianças permite um melhor crescimento e manutenção dos ossos, músculos e articulações.

Nas mulheres ajuda a prevenir e a reduzir a osteoporose e risco associado de fractura do colo do fémur, promove o bem-estar psicológico, reduz o stress e ansiedade.

Nos seniores o exercício físico aumenta a qualidade de vida e independência, reduz sentimentos de solidão ou exclusão social. Vai se reflectir numa maior força muscular e equilíbrio, prevenindo as quedas, uma melhoria na coordenação e flexibilidade e melhor controlo motor e função cognitiva.

Nas pessoas com incapacidades a actividade física melhora a força muscular, o bem-estar psicológico e a qualidade de vida.

Na Nutrição Desportiva a alimentação para as necessidades acrescidas dos desportistas e atletas são actores determinantes para a performance com o objectivo da vitória ou do bem-estar físico corporal.

É preciso consciênciar os atletas que os treinos iniciam com a refeição antes do treino e termina com a refeição após. Por isso é muito importante para a performance de um atleta seleccionar cuidadosamente os alimentos a consumir neste período específico, bem como nos dias que antecedem as competições e os dias seguintes. A alimentação e Nutrição num atleta é o segredo para atingir as metas.

Além da importância de um treinador físico, o treinador de vida – coach – ajuda o desportista a compreender qual o seu tipo de personalidade orientando a perceber os seus pontos de progressão e de regressão, de modo a que a personalidade não boicote os objectivos a que cada um se propõe.

É importante que cada individuo tenha consciência que tipo de desportista é ou que quer ser.